Avina
Mensaje del Presidente

AVINA foi fundada em 1994 como uma organização orientada à aprendizagem. Em 2009, a fundação teve a oportunidade de reorganizar sua estrutura e estratégia de acordo com a experiência acumulada durante seus quinze anos de existência. Mudanças profundas não são fáceis de ser realizadas, mas em 2009 a equipe da AVINA desenvolveu, durante seis meses, um processo participativo de redesenho, com o objetivo de melhor alinhar operações com as prioridades. Isto resultou no novo modelo operativo da AVINA e em mudanças na equipe e nos escritórios.


Como conseqüência, nossa equipe, formada por mais de cem profissionais comprometidos, tem mantido sua presença em 13 países latino-americanos, com uma flexibilidade expandida através de uma plataforma virtual que lhe permite estar sempre em contato com nossos aliados. Diversificamos nossa base de aliados ao ampliar, através de uma abordagem simplificada, a rede de líderes e organizações com as quais trabalhamos. Também aumentamos a eficiência e reduzimos os custos em todos os níveis.


A partir de uma base sólida no contexto local dos países latino-americanos, ao trabalhar com nossos aliados, identificamos oportunidades para vincular e programar iniciativas comuns nas áreas de Reciclagem, Água, Mudanças Climáticas, Região Amazônica, Mercados Inclusivos e outras ações chaves para a América Latina e o mundo. Tais iniciativas representam oportunidades para nós, já que definem um objetivo concreto para alcançar um impacto de relevância continental.


É com nossos aliados que identificamos estas oportunidades para a construção de uma agenda compartilhada que nos permita trabalhar de forma articulada. Uma vez identificada a oportunidade, os mesmos elementos permanecem como chaves para criar a mudança: liderança responsável, redes confiáveis, alianças multi-setoriais e agendas comuns de ação. A AVINA trabalha em pé de igualdade e diretamente com seus aliados, acompanhando causas, assumindo compromissos de longo alcance e compartilhando riscos, êxitos e contratempos.


Para apoiar estas estratégias compartilhadas, a AVINA concebeu uma estratégia de Relações Globais que entrelaça as redes regionais da América Latina com as redes internacionais. Através desses enlaces, buscamos escalonar as iniciativas exitosas, aumentar sua visibilidade internacional e intercambiar conhecimentos entre a América Latina e outras regiões. A Fundação AVINA também contribuiu para a criação da AVINA Américas como plataforma para construir alianças com organizações líderes na América do Norte. Juntamente com nossos aliados internacionais, mobilizamos e, em 2009, investimos mais de US$ 40 milhões de dólares para apoiar as causas que acompanhamos.


Atualmente a AVINA está envidando esforços em 10 a 15 oportunidades em toda a América Latina, oferecendo suporte a atividades articuladas em nível local, nacional e regional em cada caso. Ao mesmo tempo, estamos investindo em um amplo programa de incubação, inovação e de apoio a redes em cada país onde operamos como sementeira de soluções para os desafios do amanhã.


Agora que finalizamos nossa transição interna, nos entusiasma poder canalizar nossas energias para o campo de ações e nos concentrar nas fascinantes oportunidades de mudanças que estamos construindo com nossos aliados. Nesses tempos críticos de incerteza e transformação global, o mundo necessita daqueles que combinem três coisas: uma compreensão do processo de mudança, a capacidade de identificar oportunidades com potencial de inclinar a balança para a sustentabilidade, assim como a habilidade de articular alianças para alcançá-la. Inspiram-nos os milhares de líderes e organizações com os quais trabalhamos e com eles reconhecemos tanto a necessidade crítica que existe como o terreno fértil para semear um futuro mais sustentável na América Latina e no mundo.

 

Sean McKaughan
Diretor Executivo