Avina
Que fazemos

MISSÃO
Contribuir para o desenvolvimento sustentável da América Latina, incentivando a construção de laços de confiança e parcerias frutíferas entre líderes sociais e empresariais, e articulando agendas de ação compartilhadas.


VISÃO
Desejamos uma América Latina próspera, integrada, solidária e democrática, inspirada na sua diversidade e constituída por uma sociedade que a posicione globalmente a partir do seu próprio modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável.


Queremos ser conhecidos como uma organização inovadora e eficaz que produz contribuições concretas ao desenvolvimento sustentável da América Latina.


COMO TRABALHAMOS
A AVINA identifica oportunidades para uma mudança sistemática na América Latina, vinculando e fortalecendo pessoas e instituições da região para que sejam capazes de canalizar esta mudança para um futuro mais sustentável.


Ao identificar uma oportunidade com nossos aliados, articulamos parcerias através dessas agendas compartilhadas de ações, objetivando contribuir para um impacto de escala relevante para a região.


A AVINA investe diretamente na implementação destas agendas compartilhadas, buscando sinergias e potencial de colaboração com outras organizações internacionais.


ESTRATÉGIA
Para desempenhar nossa missão...


Priorizamos quatro áreas: eqüidade de oportunidades, governabilidade democrática e estado de direito, desenvolvimento econômico sustentável,e conservação e gestão dos recursos naturais.

Identificamos as melhores oportunidades para realizarmos parcerias com líderes da sociedade civil e do empresariado em iniciativas coletivas de grande potencial transformador em prol do desenvolvimento sustentável.

Fortalecemos nossos aliados, criamos espaços de aliança entre eles e outros, e projetamos suas mensagens transformadoras no espaço público.

Fomentamos os laços de confiança, valores compartilhados e agendas comuns entre a sociedade civil e o setor empresarial.

Incentivamos a construção coletiva de agendas de ação compartilhadas que, por sua vez, promovam impacto em grande escala rumo ao desenvolvimento sustentável.


HIPOTÉSES
É possível construir processos de desenvolvimento sustentável que atendam às necessidades do presente e, ao mesmo tempo, garantam a capacidade das futuras gerações de satisfazer suas próprias necessidades.

A sociedade latino-americana tem os recursos e o potencial para criar soluções aos desafios que enfrenta.

Os que possuem visão transformadora assumem a liderença e têm um papel especial na promoção da convergência de interesses sobre modelos sustentáveis.

A liderança autêntica é aquela que contribui para fazer os demais crescerem sem descuidar de si mesma.

Em grande medida, o desenvolvimento sustentável depende da habilidade da sociedade civil, do empresariado e do setor gover namental em dialogar, colaborar e, juntos, realizar agendas de ação compartilhadas.


VALORES
A plena realização do ser humano num contexto de harmonia individual, social e ambiental, como foco principal do desenvolvimento sustentável.

A dignidade humana expressa no exercício da democracia, na igualdade de oportunidades, na liberdade com responsabilidade, na honestidade e na solidariedade.

A modéstia que deve conduzir nossas ações, consagrando as contribuições de outros no processo de construção coletiva de um mundo melhor para todos e cada um.

A criação contínua que favoreça a eficácia, a eficiência e a produtividade de nossas ações.


ORIGEM
AVINA foi fundada em 1994 pelo empresário suíço Stephan Schmidheiny que transmitiu a visão e os valores que conduzem a organização.

AVINA é mantida por VIVA Trust, fideicomisso criado por Stephan Schmidheiny para promover o desenvolvimento sustentável por meio de alianças entre a empresa privada bem-sucedida e responsável e as organizações filantrópicas que fomentam a liderança e a criatividade.


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Fundação AVINA define "desenvolvimento sustentável" como aquele que satisfaz as necessidades do presente e, ao mesmo tempo, assegura a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Nossas ações nas quatro áreas estratégicas procuram contribuir para a realização de uma América Latina próspera, integrada e democrática, inspirada na sua diversidade, e constituída por uma cidadania que a posiciona globalmente a partir de seu próprio modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável.

 

NOSSOS ALIADOS
Estamos vinculados com cerca de 4.500 organizações, fundações, líderes sociais e do setor empresarial da América Latina e do mundo comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região. Nossos aliados nos inspiram com suas visões de transformação social, nos ensinam com seus enfoques inovadores e nos ajudam a identificar oportunidades estratégicas com seu conhecimento profundo do contexto de sua atuação.


SERVIÇOS QUE AVINA PRESTA A SEUS ALIADOS
A AVINA oferece os seguintes serviços a seus aliados, conforme suas prioridades e sua estratégia de incidência em cada oportunidade:

  • Gera espaços de vinculação entre diversos aliados provenientes da sociedade civil e do setor privado.
  • Promove a construção de agendas compartilhadas de ação para a mudança.
    Investe, alavanca e mobiliza recursos para apoiar estas agendas.
  • Eleva a visibilidade nacional, regional e global das agendas de mudança, conectando-as no continente e globalmente.
  • Constrói pontes e alianças com novos participantes globais para acelerar e escalonar os processos de mudança.
  • Articula vínculos entre os atores do governo e nossos aliados para influenciar nas políticas públicas.
  • Produz, compartilha e gerencia conhecimento, inovação, aprendizagens, saberes, métodos e boas práticas para fortalecer todas estas ações.